Blogs

Debates sobre ensino, pesquisa e produção marcam 50ª reunião do FUR

Publicado por Fiocruz Bahia em 16/11/2017 às 17:16

A Fiocruz Bahia sediou, nos dias 13 e 14 de novembro, a 50ª Reunião do Fórum das Unidades Regionais da Fiocruz (FUR), que teve como tema central Contribuição para a Agenda Estratégica de Integração de Ensino, Pesquisa e Produção para a Translação em Saúde. A mesa de abertura contou a participação da diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), Manoel Barral Netto, e a coordenadora da Escola Fiocruz de Governo (Fiocruz Brasília), Maria Fabiana Damásio.

Implementação da Agenda 2030: consulta internacional reúne pesquisadores da Fiocruz no Rio de Janeiro

Publicado por CIDACS em 01/11/2017 às 14:25

O coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), Maurício Barreto, será expositor durante a “Consulta Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação para a Implementação da Agenda 2030 e as metas dos ODS's relacionados à Saúde”, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de novembro, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Cidacs propõe debate sobre saúde materno infantil

Publicado por CIDACS em 30/10/2017 às 12:20

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/ Fiocruz Bahia) promoverá, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Oficina de Trabalho sobre Saúde Materno Infantil.  A Iniciativa reunirá pesquisadores do Centro; do Projeto Nascer Brasil, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP); e do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde (MUSA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Cidacs dialoga sobre dados abertos em encontro promovido pela Fiocruz

Publicado por CIDACS em 22/09/2017 às 11:55

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde da Fiocruz Bahia (Cidacs/ IGM / Fiocruz) foi um dos temas no Encontro Pré-ConfOA, realizado na quarta-feira, 20, no Rio de Janeiro. Esse foi o 5º encontro da mobilização que antecede a Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (8ª ConfOA), que acontecerá no mês de outubro no Rio de Janeiro. O evento tratou sobre dados abertos, ciência de dados aplicada à saúde e o Cidacs.

Em entrevista, Maurício Barreto fala sobre autonomia e futuro da Fiocruz

Publicado por Raíza Tourinho em 04/09/2017 às 16:22

“O compromisso central da Fiocruz é com a melhoria da saúde da população brasileira. Nesse processo, tudo aquilo que fere esses princípios a instituição deve adequadamente se posicionar contra”. É assim que o epidemiologista Mauricio Barreto, coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/IGM/Fiocruz), acredita que a Fiocruz deve se portar.

Dengue aumenta as chances de bebê natimorto, indica estudo

Publicado por Raíza Tourinho em 01/09/2017 às 12:24

A Zika não é mais a única infecção por arbovirose a ser considerada letal para um bebê em desenvolvimento. Um estudo científico detectou que a dengue também pode representar um risco à vida do feto. Ter dengue durante a gestação quase dobra a probabilidade de um bebê nascer morto ou morrer durante o parto, enquanto a dengue severa aumentaria em cinco vezes as chances de um natimorto – nome dado à morte do feto acima de 500g dentro do útero ou durante o parto.

Páginas