Governança

 Governança

Coordenação Executiva

Comitê Consultivo

Comitê Científico

Curadoria Digital

Comitê de Segurança da Informação e Comunicação

Núcleo de Pesquisa

Núcleo de Produção de Dados

Núcleo de Comunicação

Núcleo de Operações

  1. Coordenação Geral - Responsável por elaborar, aprovar e executar o planejamento estratégico; programar, acompanhar e avaliar as atividades; aprovar normas de funcionamento e organização; autorizar a celebração de convênios, contratos e acordos com entidades públicas e privadas (nacionais e internacionais). A coordenação geral é composta pelo coordenador; representante do Comitê Científico; representante da Curadoria; representante do Comitê de Segurança e representante de cada núcleo.

  2. Comitê Consultivo - Responsável por contribuir com vasto leque de perspectivas e experiências científicas no apoio ao planejamento estratégico e de sustentabilidade. É uma estrutura independente, que conta com a participação de instituições parceiras e gestores públicos (nacionais e estrangeiros), pesquisadores com expertise nas questões técnico-científicas e de gestão abordadas pelo CIDACS. Este Comitê é constituído, inicialmente, pelo(a) Diretor(a) do Instituto Gonçalo Moniz, por representantes do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, SENAI-CIMATEC, Ministério da Saúde e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Fundação Universidade de Brasília, London School of Hygiene and Tropical Medicine, University of Glasgow, Farr Institute.

  1. Comitê Científico - Possui função consultiva e deliberativa referente às atividades de pesquisa. Tem como atribuições: receber os projetos relacionados aos eixos de pesquisa do CIDACS; encaminhar os projetos aos pesquisadores que integram o comitê científico para avaliação e parecer sobre a pertinência das proposições de estudos; conceder autorização para a realização dos projetos na abrangência do CIDACS; pronunciar-se sobre relatórios de atividades de pesquisa; sistematizar e divulgar informações sobre as publicações referentes aos projetos aprovados; avaliar a respeito de matérias que lhe forem submetidas pelo Núcleo de Pesquisa. Este Comitê é composto pelo coordenador do Núcleo de Pesquisa e pelos pesquisadores do CIDACS e pesquisadores associados.

  2. Curadoria Digital - A Curadoria Digital envolve as atividades relacionadas às funções de coleta, seleção, arquivamento, manutenção e preservação dos objetos digitais, tendo como principal responsabilidade gerenciar o ciclo de vida de todas as informações coletadas (bases de dados administrativas e científicas) e geradas no âmbito do CIDACS. A Curadoria será coordenada pelo Curador, auxiliado por um ou mais Assistentes de Curadoria e/ou técnico auxiliar, conforme a dimensão e especificidade dos projetos desenvolvidos no âmbito do CIDACS. Um Conselho de Curadoria será convocado sempre que houver necessidade de se discutir questões extraordinárias referentes aos objetos digitais e é composto pelo Curador, pelo Coordenador Executivo e pelos representantes do Comitê Científico, do Comitê de Segurança, Núcleo de Produção de Dados e um pesquisador com expertise na questão a ser examinada.

  1. Comitê de Segurança da Informação - Estrutura de caráter técnico, consultivo e permanente, que tem a finalidade de assessorar a Coordenação do CIDACS nas questões relacionadas à Segurança da Informação e coordenar a Equipe de Tratamento de Incidentes em Redes Computacionais – ETIR para o desenvolvimento das políticas e ações na área de segurança da informação. É composto pelo Coordenador de Segurança da Informação; representante do Comitê Científico; representante da Curadoria e representante de cada núcleo.

  2. Núcleo de Comunicação - O Núcleo de Comunicação é responsável pela gestão da comunicação, em consonância com a Assessoria de Comunicação do IGM/FIOCRUZ. Deste modo, atua na gestão das demandas do setor, planejando e executando ações de comunicação para as atividades institucionais, observada suas áreas de atuação: comunicação interna e institucional; produção de eventos; programação visual; relações públicas e assessoria da imprensa.

  1. Núcleo de Pesquisa - É responsável pela concepção, planejamento, execução e produção científica dos projetos de pesquisa no âmbito do CIDACS. Constituído por um coordenador e os pesquisadores organizados em suas áreas de estudo.

  1. Núcleo de Produção de Dados - É responsável por operar sobre todas as bases de dados mantidas no CIDACS, gerando datasets para uso de pesquisadores e projetos vinculados ao CIDACS. Deste modo, atua na gestão das demandas de produção de dados do centro, elaborando e planejando ações para vinculação de banco de dados em consonância com a Curadoria Digital e o Comitê de Segurança da Informação.

  1. Núcleo de Operações - É responsável por atuar, de forma coordenada, com vistas a apoiar as atividades de trabalho da equipe do CIDACS, corroborando com o cumprimento dos objetivos dos projetos de pesquisa, em um ambiente de trabalho produtivo e zelando pelo bom funcionamento das estruturas do CIDACS, articulado com as áreas técnicas do IGM. Constituído pelas áreas de Administração e Gestão de Projetos; e de Segurança e Tecnologia da Informação.