Cidacs propõe debate sobre saúde materno infantil

Publicado por CIDACS em 30/10/2017 às 12:20

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/ Fiocruz Bahia) promoverá, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Oficina de Trabalho sobre Saúde Materno Infantil.  A Iniciativa reunirá pesquisadores do Centro; do Projeto Nascer Brasil, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP); e do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde (MUSA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  A oficina interna será realizada com o intuito de promover o debate qualificado sobre o tema e alinhar interesses em comum com foco em futuras parcerias.

Serão dois dias inteiros de discussão, sendo o primeiro momento dedicado à saúde materna e o segundo dia voltado à discussão sobre saúde da criança.  A programação prevê 18 apresentações, que tratarão, entre outros temas, sobre o impacto da estratégia Saúde da Família sobre as internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde em crianças; avaliação do impacto da qualidade da atenção pré-natal sobre a mortalidade materna; e o impacto do Programa Bolsa Família na gravidez e na adolescência.

A oficina também contará com a participação da epidemiologista e professora de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Márcia Furquim, que estará à frente de duas apresentações: uma que tratará sobre os desfechos de uma coorte de dados secundários sobre gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde no município de São Paulo e mortalidade fetal entre usuários e não usuários do Bolsa Família.

A oficina interna acontecerá no auditório do Tecnocentro, a partir das 9h.

Acesse a  programação completa do evento