Implementação da Agenda 2030: consulta internacional reúne pesquisadores da Fiocruz no Rio de Janeiro

Publicado por CIDACS em 01/11/2017 às 14:25

O coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), Maurício Barreto, será expositor durante a “Consulta Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação para a Implementação da Agenda 2030 e as metas dos ODS's relacionados à Saúde”, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de novembro, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Barreto será o responsável pela apresentação sobre o monitoramento dos fatores sociais, econômicos e demográficos da Agenda 2030, na terça-feira, 7, a partir das 14h. O momento integra o quarto painel do evento, que se propõe a dialogar sobre próximos passos para que se obtenha uma resposta integrada aos objetivos relacionados à saúde da Agenda 2030. Para isso, o painel trará uma série de discussões, a exemplo dos caminhos para o desenvolvimento sustentável, os desafios e mecanismos para a governança global da saúde e a busca pela equidade em saúde.

A reunião está sendo organizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Departamento de Economia e Assuntos Sociais da ONU (DESA/ONU) e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  O intuito é o de reforçar a capacidade em Ciência, Tecnologia e Inovação do setor de saúde pública na aceleração e implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas metas.  O evento contará com a participação de 60 especialistas, nacionais e internacionais, ligados ao governo brasileiro, setor privado, organizações não governamentais e instituições de pesquisa.

A programação é ampla e contempla rodas de conversa, plenárias, painéis e conferências abertas. Ainda durante a reunião, serão lançadas a plataforma Ágora 2030, da Fiocruz, e o aplicativo We App Heroes, do Centro Rio+/ PNUD. O acesso é restrito a convidados, exceto pelas conferências abertas e o último dia do evento, que é dedicado à plataforma virtual desenvolvida pela Fiocruz. Para ter acesso aos momentos abertos, os interessados devem preencher o formulário de cadastro disponibilizado no site do evento.

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável representa um conjunto de ações e metas que orientam os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros com o intuito de atingir o fim da pobreza e da fome e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano de 2030. O documento propõe 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes.

Entre os objetivos propostos, estão a promoção e garantia de bem-estar social, disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, crescimento econômico sustentável e emprego pleno e produtivo.